segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Audiência Pública sobre o destino do Futebol Profissional Cearense

Hoje às 9 horas, será realizado a ‘Audiência Pública’ para Discutir os destinos do Futebol Profissional Cearense.

Veja, abaixo, a justificativa apresentada pelo Deputado Paulo Facó:

JUSTIFICATIVA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE
‘O FUTEBOL PROFISSIONAL CEARENSE E SUAS PERSPECTIVAS’

            Estamos na antevéspera da ‘Copa do Mundo’ de 2014 no estado do Ceará. Entre as várias conquistas que a realização de tal evento mundial nos proporciona, está certamente o aproveitamento e o uso democrático do ‘novo’ Castelão e do Estádio Presidente Vargas totalmente reformado, legados esportivos que a ‘Copa do Mundo’ nos deixará, especialmente para utilização pelos clubes profissionais cearenses.
            Recentemente surgiu no futebol do estado um movimento que pretende, com suas ideias criativas e viáveis, dar uma nova perspectiva para o nosso futebol profissional, no caso a União Cearense de Clubes – UNICLUBES. Referido movimento é composto por vinte e cinco clubes profissionais do Estado do Ceará. São eles o Maguary, América, ‘Calouros do Ar’, ‘Terra e Mar’, Eusébio, Maracanã, Crateús, Tiradentes, Iguatu, Uniclinic, Barbalha, Arsenal de Caridade, São Benedito, Maranguape, Itarema, Aliança Atlética, Paracuru, Pacatuba, ‘Nova Russas’, Caucaia, União (Corinthians Nordeste/CETEN), Jardim, Limoeiro, Messejana e o Tianguá como membro observador. Todos são clubes filiados na FCF, componentes de todas as Séries estaduais (‘A’, ‘B’ e ‘C’).
Entre as várias iniciativas da UNICLUBES, razões, entre outras, para que seja realizada a ‘Audiência Pública’ na Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, destacamos:
1) O combate que faz à elitização pela qual passa atualmente o futebol profissional brasileiro, já que cerca de 80% (oitenta por cento) das arquibancadas estão vazias, tudo em função do alto preço dos ingressos e da violência nos estádios, destacando a iniciativa da instituição do cartão ‘Sócio Torcedor UNICLUBES’, que congrega diferentes clubes profissionais cearenses a preços populares;
2) Suas principais propostas inovadoras, feitas para transformar o combalido ‘modelo’ do futebol profissional cearense, são as que abaixo seguem:
A) Extinção imediata da ‘Série C’ cearense, atendendo aos anseios dos clubes profissionais do nosso estado;
B) Transformar a ‘Série B’ na Divisão de Acesso do nosso futebol profissional, com campeonato econômico, pois regionalizado em suas primeiras fases, instrumento necessário à modernização e ao crescimento do futebol profissional cearense;
C) Aumentar a ‘Série A’ cearense para um formato com 16 (dezesseis) clubes, sendo a 1ª FASE disputada em dois Grupos, dividindo os times como fazem outras Federações.

Nenhum comentário: